Atividade Física na Menopausa por Prof. Icaro Guimarães - BabyBoomers Brasil


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A prática de atividade física é benéfica em qualquer fase da vida, principalmente, em situações de alterações metabólicas e fisiológicas como é o caso da menopausa. Muitos estudos vêm comprovando e mostrando a importância da atividade física no período pré, pós, e durante a menopausa (ou climatério), relacionando os exercícios com a melhora da saúde e qualidade de vida.
Um programa de exercícios físicos pode trazer para a mulher benefícios universalmente conhecidos assim como os específicos relacionados com os sintomas característicos da menopausa.
A identificação da atividade física que possam ter efeito positivo na qualidade de vida da mulher durante este período tem se tornado cada vez mais importante. Principalmente, os que têm como objetivos amenizar alguns dos sintomas que a diminuição estrogênica ocasiona:
• Ondas de calor, 
• Dor nas articulações, 
• Fadiga, 
• Depressão, 
• Alterações do estado de humor, 
• Insônia, 
• Perda de libido. Até neste sintoma a atividade física é eficaz, pois uma mulher que se sente bem fisicamente está mais segura e mais disposta para uma relação sexual satisfatória.
Portanto, a prática regular de atividade física na menopausa pode promover:
• Redução na gordura corporal, 
• Melhora nos parâmetros metabólicos, 
• Diminuição de risco cardiovascular, 
• Melhora da resistência imunológica, 
• Aumento da densidade mineral óssea, 
• Bem-estar psíquico e 
• Redução do risco de câncer de mama.
A intensidade, a duração e tipo de exercício físico ideal para atingir esses benefícios ainda são muito contraditórios entre os estudos.
Apesar disso, a atividade física de intensidade moderada, três a cinco vezes na semana, preferencialmente associada a uma dieta nutricionalmente adequada, é importante para a saúde e qualidade de vida da mulher e é capaz de minimizar os sintomas e reduzir os fatores de risco de doenças crônicas associadas com o climatério/menopausa.
 

 

Currículo do Especialista:


Icaro Guimarães
Personal Trainer
CREF: 066166-G/SP
Formado em Educação Física pela FMU em 2008

Especializado em Reestruturação Postural na linha RCG pela FMU (2010)
Pós-Graduando em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho

Sócio-Diretor da Go First Assessoria e Consultoria em Atividade Física


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