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Nessa concorrência acirrada no mundo corporativo, umas das ferramentas mais importantes para você se destacar em uma determinada profissão é fazer marketing pessoal, que pode ser definido como uma estratégia individual para atrair e desenvolver contatos e relacionamentos interpessoais e profissionais, de características, habilidades e competências relevantes na perspectiva da aceitação e do reconhecimento por parte de outros.


Antigamente o marketing pessoal era um instrumento político, falso, visando apenas uma conquista específica, mas hoje em dia é uma forma de revalorização da capacidade e competências do homem.


Muitas pessoas competentes e com varias habilidades, às vezes passam uma imagem contraria, pois não tem habilidade nenhuma para fazer seu marketing pessoal e por isso ficam de fora do mercado de trabalho. As pessoas tem que saber que você existi, principalmente os headhunters(caça-talentos) sendo que de uma forma positiva, pelas suas qualidades, habilidades e competências e não ser notado desnecessariamente e por suas “aparições” tolas pois é péssimo, uma vez que será lembrado, com freqüência, que não é um bom profissional.


Algumas dicas para trabalhar seu Marketing pessoal:


1. Você deve ter liderança, desenvolvendo assim habilidades de influenciar pessoas e ser um formador de opinião.


2. Deve transmitir confiança aos seus chefes e companheiros de trabalho. Deve ser a pessoa que todos sabem que se algo precisa ser bem feito, tem que ser feito por você.


3. Precisa saber o que está fazendo e porque está fazendo. Fuja de fazer apenas algo que mandam fazer, sem saber do que se trata. Diferencie-se, torne-se um especialista em suas atividades e o motivo para a execução delas.


4. Saiba trabalhar em equipe e administrar conflitos. Mesmo que você tenha mais habilidades em determinadas atividades, colabore para o desenvolvimento de seus colegas de trabalho. Afinal, uma equipe coesa produz mais, melhor e com maior satisfação.


5. Saiba valorizar seu trabalho e apresente bons resultados. Tenha uma boa visibilidade. Sempre que tiver oportunidade, além dos resultados apresente seus projetos e idéias, mesmo que informalmente.


6. Seja uma pessoa otimista e bem-humorada. Ninguém gosta de rabugentos, aqueles profissionais cuja presença faz murchar até o pequeno cacto ao lado da mesa. Pessoas otimistas e bem humoradas proporcionam um ambiente agradável e irradiam bem- estar a todos à sua volta.


7.Faça um bom planejamento de onde pretende chegar. Qual situação que almeja profissionalmente, e tenha paciência. Tudo acontecerá ao seu tempo desde que, obviamente, você direcione seus esforços para realizar-se, conforme o planejado.


8.Saiba trabalhar sua imagem.Uma roupa espalhafatosa, ou mesmo casual demais, pode comunicar a idéia de que o sujeito é desleixado, desorganizado, inconseqüente ou rebelde. Mas vale pecar pelo excesso de sobriedade do que pela falta dela.


Quem ainda não faz seu Marketing pessoal, é bom começar logo, pois como já vimos, é muito importante para a carreira profissional e para o desenvolvimento pessoal.

Curriculo da Especialista:
Mari Costa
Blogueira

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