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Coma mais fibras
As fibras são substâncias e estão presentes nos alimentos. As fibras não são consideradas como nutrientes porque elas não são absorvidos pelo o nosso organismo, isto é, não vão para corrente sanguíneo. Mas mesmo assim elas são fundamental para o bom funcionamento do intestino, ajuda a prevenir câncer intestinal, auxilia na sensação de saciedade (quer dizer que da sensação de passar a fome mais rápida), ajuda a diminuir o açúcar no sangue (ajudando assim no tratamento e no controle da diabetes), e reduzir os níveis do colesterol e entre outras funções.

Quais Tipos de Fibras

As fibras podem ser classificadas em dois grupos: Fibras solúveis e insolúveis.

Fibras solúveis - As solúveis dissolvam-se na água e tornam-se viscosas. As fibras solúveis ajudam a diminuir o colesterol, reduzindo os riscos de doenças cardiovasculares. Podem ser encontradas na aveia, no feijões, e nas frutas. Tanto as fibras solúveis e as fibras insolúveis podem ser encontradas nas frutas, precisamente nas casca e bagaço, e nos vegetais folhosos (principalmente crus), grãos e cereais integrais.

Fibras insolúveis - As insolúveis não se dissolvem nem na mastigação. A maior parte passa inalterada através do turbo digestivo.

Recomendações de Diária

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), recomenda o consumo diário é pelo menos 25g de fibra.

Para obter esta quantidade de fibra deve consumir cerca de 400g de fruta e legumes, cereais integrais por dia, pelo que quanto maior a quantidade de alimentos ricos em fibras consumirmos por dia é melhor. Assim devemos comer mais saladas variadas, sopas, frutas e cereais.

Dicas Para Aumentas o Consumo de Fibra
Consuma preferencialmente pão integral, de mistura e pão escuro, pois estes são mais ricos em fibras.
Quando comer um sanduíches, acrescente alimentos como alface, couve,tomate, etc.
Tenha o habito de comer frutas, de preferência com casca (mas lave muito bem as frutas), entre as principais refeições e também como sobremesa.
Inicie a refeição (almoço e jantar), com uma sopa rica em legumes. Pode também começar com salada.
Consuma diariamente leguminosas tais como feijões, ervilha, grãos, favas. Estes alimentos são também ricos em proteína.
Como acompanhamento do prato principal, consuma saladas e legumes cozidos salteados.
Quando fizer sucos naturais não os coe. Bom consumir a polpa da fruta, é onde se encontra a parte mais ricas em fibras.
Consumir cereais no café da manha é importante para aumentar o consumo de fibras.
Comer barrinhas de cereais e frutos, são também uma fonte alternativa e pratica para o aumento do consumo de fibras, em qualquer ocasião.

Benefícios do Habito do Consumo de Comer Fibras
Reduzir o apetite, retardando o aparecimento da sensação de fome.
Diminuir o risco de hiperglicémia e diabetes.
Reduzir os níveis de colesterol, consequentemente de doenças cardiovasculares.
Mantém o bom funcionamento do intestino, reduzindo problemas de obstipação e a manter uma flora intestinal benéfica, protegendo o organismo de doenças tais como o câncer do cólon.

Observações:
Todas as informações, dicas e sugestões contidas neste blog serve apenas com caratér informativo. Elas não substituem o acompanhamento dos profissionais da saúde.

Fonte de Pesquisa:
As frutas na Medicina Natural - A Balbach – D Boarim
Alimentação é a solução para um coração saudável - Patsy Westcott
Top 100 alimentos que curam – Paula Bartimeus

Currículo da Especialista:

Rita Souza

Blogueira

www.ritasousa.net


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