Categorias dos Produtos:


Anunciantes

Pagamento Express no Bcash da Capa de Maquina Frontal

Quant.:
  
 
Mais condições

Visualizando- A Importância do Personal Trainer por Prof. Icaro Guimarães

  • A Importância do Personal Trainer por Prof. Icaro Guimarães - Imagem 1

  • Saiba mais do Produto, clicando nos Videos.

No início da década de 90 chegava ao Brasil, uma nova proposta de exercício supervisionado chamado “Personal Training”. A evolução deste do processo sofreu influência das aulas particulares de ginástica, da musculação e da grande quantidade de estudos científicos relacionados à atividade física, aptidão física e saúde.

O mercado passou a requisitar profissionais da área de avaliação e prescrição de treinamento, que fossem capacitados para elaborar programas de exercícios individualizados, com um maior grau de profundidade e controle no acompanhamento das atividades desenvolvidas.


A prescrição de exercícios personalizados é o processo através do qual um programa de exercícios para um determinado indivíduo seja elaborado de modo sistemático e individualizado. Uma prescrição de exercícios deve estabelecer o tipo, a intensidade, a duração, a frequência semanal e a progressão destes componentes.
Uma prescrição de exercícios pode variar de acordo com os interesses, objetivos, experiências prévias e o nível inicial de aptidão. Na maior parte dos casos, a prescrição de exercícios é destinada à melhoria da aptidão geral, promoção da saúde através da redução de um futuro risco de doença, e alterações na composição corporal.


A maior exigência dos clientes na obtenção de resultados, e de um atendimento diferenciado daqueles normalmente oferecidos, obriga ao “Personal Trainer” planejar e estruturar as atividades respeitando os princípios do treinamento físico, além da utilização dos estudos relacionados à periodização.


A periodização compreende a divisão da temporada de treino, com períodos particulares de tempo, contendo objetivos e conteúdos bem determinados. A periodização do treino está ligada à noção de dividir os níveis de aptidão em períodos. O primeiro, chamado preparatório, é aquele em que o indivíduo adquire uma base geral e específica para melhorar seu rendimento. O segundo, ou período de transição, determina uma quebra dos níveis de rendimento através de uma redução das cargas, que coincide com as férias do cliente. A duração destes períodos, que varia de acordo com o tempo total disponível (3 meses, por exemplo), terá de ser programada respeitando os processos de adaptação fisiológica do organismo.


Na verdade a periodização, ao contrário do que se acredita não é limitada somente para atletas de alta performance, mas tem sido utilizado com sucesso para indivíduos com diferentes níveis de aptidão. Embora a periodização tenha sido desenvolvida para o esporte de alto rendimento, pode ser adaptada para praticantes do esporte como lazer, programas de exercícios com objetivos estéticos (emagrecimento e hipertrofia muscular), programas para a melhoria da aptidão física voltada para a saúde.

Em um estudo de revisão realizado por Kraemer at al (2002), a periodização pode ser utilizada em atividades esportivas, recreativas ou de reabilitação.


A importância na utilização destes conceitos metodológicos é a de suprir uma lacuna dos fundamentos referentes à prescrição do exercício, o qual pouco informa sobre a forma de aplicação de cargas crescentes para alcançar os objetivos, variantes de carga de acordo com as fases de treinamento e nível de aptidão física.


Lembre-se, o treinador personalizado atua no mercado atual como um prestador de serviços, e os objetivos do cliente têm grande importância para a aderência e manutenção em programas de treinamento.


 
Currículo do Especialista:


Icaro Guimarães
Personal Trainer
CREF: 066166-G/SP
Formado em Educação Física pela FMU em 2008

Especializado em Reestruturação Postural na linha RCG pela FMU (2010)
Pós-Graduando em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho

Sócio-Diretor da Go First Assessoria e Consultoria em Atividade Física


Pessoas que visualizaram este artigo também visualizaram: