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Visualizando- Alimentos para evitar a falta de memória por Dra.Patrícia Bertolucci.

  • Alimentos para evitar a falta de memória por Dra.Patrícia Bertolucci. - Imagem 1

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O envelhecimento é um processo natural caracterizado por alterações biológicas que ocorrem ao longo vida e que resultam numa progressiva redução da resistência ao stress, aumento da vulnerabilidade a doenças e até mesmo a falha da memória.

Vários estudos mostram que a através da alimentação podemos modular e auxiliar o sistema cognitivo e a nossa memória, evitando até doenças degenerativas como o mal de Alzheimer, a seguir uma lista de alimentos que podem ajudar nossa memória:

Omega 3: Nossa alimentação é responsável pelo fornecimento de ácidos graxos essenciais (Omega 3 e 6), uma vez que nosso corpo não os produzem. Estudos mostram que especialmente os ácidos graxos Omega 3 possuem uma maior relação com a memória, uma vez que fazem parte da estrutura da bainha de mielina (canal que acelera a condução dos impulsos nervosos), além de estarem envolvidos na produção de neurotransmissores. O Omega 3 pode ser obtido através do consumo de peixes de água fria como salmão, sardinha, arenque, atum, ou da linhaça, uma excelente fonte vegetal dessa gordura.

 

Ácido Fólico (vitamina B9): Estudos recentes mostram que pessoas com baixos níveis de ácido fólico e níveis elevados de homocisteína podem ter um maior risco para doença de Alzheimer, apesar de em humanos não estar bem esclarecido o real mecanismo, em camundongos observou-se que dietas pobres em acido fólico prejudicam o reparo do DNA nos neurônios e a aumenta a sensibilização dos neurônios ao dano oxidativo. Podemos encontrar esta vitamina em alimentos como: fígado, vegetais de folha verde escura, feijões ou aspargo.

 

Colina: A colina é importante para a síntese da acetilcolina - um neurotransmissor envolvido na formação integral da memória. Além disso, alguns estudos mostram que a colina é essencial durante a fase de gestação, uma vez que está relacionada a formação de membranas cerebrais. Alguns estudos sugerem que a colina poderia exercer uma proteção nas membranas cerebrais em adultos. Na alimentação a colina está presente em alimentos como ovos (gema), soja, nozes e espinafre.

 

Vitamina B1: A Tiamina (vitamina B1) é essencial para ajudar as células a converterem carboidrato em energia além de auxiliar no bom funcionamento das células nervosas, atua na formação da coenzima TPP para o processo de transmissão de impulsos nervosos. Esta vitamina pode ser obtida através do consumo de alimentos como cereais integrais, carnes, castanha do Pará e nozes.

 

Vitamina E: Estudos têm uma relação estabelecida entre a concentração plasmática de antioxidantes e cognição, uma vez que a produção de radicais livres pelo organismo pode vir a causar danos em células cerebrais. Desse modo, a vitamina E, um antioxidante, auxilia na prevenção da ação dos radicais livres. Esta vitamina pode ser encontrada em alimentos como azeite, cártamo, gérmen de trigo, nozes e espinafre.

 

Zinco: Este mineral é captado ativamente pelas vesículas sinápticas, atuando na atividade neuronal e na nossa memória. Estudos mostram que indivíduos que consomem mais alimentos ricos em zinco possuem uma menor taxa de deterioração cognitiva do que indivíduos que consomem baixas concentrações de zinco. Este mineral pode ser encontrado em alimentos como feijão, gérmen de trigo e carnes magras.

 

Selênio: Estudos em ratos já comprovam a eficácia deste mineral no aumento da função cognitiva no Alzheimer. Este mineral está presente em grãos integrais e oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas).

Currículo da Especialista:
Patrícia Bertolucci.
nutricionista da PB Consultoria em Nutrição formada pela Universidade Federal de Goiás, onde também cursou Educação Física, sem completar este último curso.
http://www.patriciabertolucci.com.br

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